100 dias de Governo: Pablo Roberto apresenta avanços na Educação Municipal

 

Um dos marcos dos primeiros cem dias foi a convocação imediata de 300 professores

Nesta quinta-feira (10), o Governo Municipal de Feira de Santana comemora os primeiros cem dias de gestão com uma série de avanços e ações estratégicas voltadas para a melhoria da educação e infraestrutura das escolas da cidade. Em um balanço apresentado pelo secretário de Educação e vice-prefeito, Pablo Roberto, as ações realizadas neste período destacam o compromisso da gestão com o desenvolvimento educacional, a modernização da infraestrutura escolar e a melhoria das condições de ensino e aprendizagem.

“Esses primeiros cem dias são apenas o início de uma jornada que, com trabalho e dedicação, visa transformar a educação de Feira de Santana. Estamos realizando ações concretas para garantir um ensino de qualidade, além de criar condições adequadas para os alunos e professores”, afirmou Pablo Roberto.

Um dos marcos dos primeiros cem dias foi a convocação imediata de 300 professores aprovados no concurso público para provimento de cargos efetivos no quadro municipal. O número é três vezes superior ao de vagas ofertadas inicialmente pelo concurso. 

"A ampliação do quadro de professores é uma prioridade para a gestão, pois sabemos que um bom ensino depende, principalmente, de bons profissionais. Estamos comprometidos em reforçar a equipe pedagógica e oferecer o suporte necessário para que o ensino seja cada vez mais eficaz", destacou o secretário.

Outro marco foi a ordem de serviço junto ao prefeito José Ronaldo de Carvalho para a construção de uma moderna e ampla creche no distrito de Bonfim de Feira. A nova unidade de ensino visa atender as crianças da localidade e facilitar a vida das mães que necessitam trabalhar, oferecendo um espaço adequado e seguro para o desenvolvimento infantil.

Além disso, o Governo Municipal deu início a uma série de reformas, ampliações e reconstruções em diversas escolas. Foram autorizadas obras nas seguintes unidades:

- Escola Municipal Paula de Freitas Almeida, na estrada do Carro Quebrado, Distrito de Maria Quitéria;
- Escola Municipal Timóteo Ferreira da Silva, no distrito Matinha;
- Escola Municipal Professora Francy Silva, no bairro Campo Limpo;
- Escola Municipal Eduardo Froes da Mota, no bairro Serraria Brasil.

Melhorias e Manutenção

A melhoria das condições físicas das escolas tem sido uma prioridade da gestão. Com foco na criação de ambientes adequados para o aprendizado, foram realizadas intervenções estruturais, que incluíram reparos em telhados, instalações elétricas e hidráulicas, além de ações de pintura e acessibilidade nas unidades escolares.

"A infraestrutura das escolas é essencial para um bom aprendizado. Por isso, estamos investindo de forma contínua em reformas e melhorias para que os estudantes tenham ambientes propícios para o desenvolvimento acadêmico", afirmou Pablo Roberto.

A gestão também investiu na revitalização de espaços de aprendizagem essenciais, como bibliotecas, salas de leitura, laboratórios de ciências e informática. As reformas visam tornar esses espaços mais funcionais e atrativos, incentivando o aprendizado dos alunos.

Além disso, a instalação de novos mobiliários e equipamentos, como carteiras, quadros, ventiladores, bebedouros e recursos multimídia, tem garantido melhores condições para professores e estudantes. Outros serviços, como capinação, dedetização, limpeza de fossas e abastecimento de água com carro-pipa, também foram realizados.

Carteiras Escolares

Ainda esta semana, o Governo Municipal iniciou a entrega inicial de aproximadamente 200 novas carteiras escolares. Essa ação visa corrigir o déficit de carteiras identificado no início do ano e substituir móveis antigos e improvisados, como cadeiras plásticas, por conjuntos mais adequados ao ambiente escolar. No total, serão em torno de 12 mil carteiras, e a entrega se estenderá pelos próximos 15 dias, atendendo diversas escolas da cidade.

Modernização

Um grande avanço na administração da educação foi a implantação do Business Intelligence (BI) na Rede Municipal de Ensino. A nova ferramenta permite o acompanhamento em tempo real das matrículas e da oferta de vagas nas escolas, facilitando a alocação de recursos, a organização de turmas e o monitoramento do acesso à educação. “A modernização da gestão educacional é um passo fundamental para melhorar a eficiência do sistema e garantir mais transparência na administração pública”, explicou o vice-prefeito.

Matrículas e Inclusão

Os dados relativos às matrículas para o ano de 2025 são positivos. A rede municipal de ensino contabilizou 57.437 alunos matriculados, um aumento em relação ao ano de 2024, quando o número foi de 55 mil alunos. A divisão entre a zona urbana e rural é de 43.938 alunos na zona urbana e 13.499 alunos na zona rural. Além disso, 4.196 alunos com deficiência estão matriculados em escolas adaptadas para atender suas necessidades, com 100% das unidades adaptadas para garantir acessibilidade.

Alimentação Escolar

Em relação à alimentação escolar, foram servidas aproximadamente 1.386.848 refeições nos meses de fevereiro e março, um número expressivo que reflete o compromisso da gestão com a qualidade nutricional e o bem-estar dos alunos.

A educação de tempo integral também tem sido uma prioridade, com a distribuição de materiais de higiene pessoal, como fraldas descartáveis, shampoo infantil, escova de dente, creme dental, desodorante e absorventes para os alunos, especialmente do G2 ao 9º ano.

Formação de Professores

O lançamento do programa Novos Caminhos da Educação marcou o primeiro passo da gestão para combater a distorção entre a idade e a série dos alunos do 1º ao 5º ano da Educação Municipal.

Com foco na formação continuada dos professores, o programa visa melhorar o desempenho dos alunos e garantir a alfabetização na idade adequada. Para isso, estão sendo distribuídos três cadernos de Língua Portuguesa e Matemática por aluno, totalizando 260 mil exemplares a serem entregues ao longo do ano.

Processos Licitatórios e Investimentos

A gestão segue com 27 processos de licitação em andamento, incluindo para a compra de fardamento, kits escolares e material didático. Além disso, há investimentos contínuos na melhoria da infraestrutura escolar, incluindo a aquisição de novas carteiras e locação de veículos, além de serviços terceirizados para garantir o bom funcionamento das unidades.

Pablo Roberto reforça que o Governo Municipal de Feira de Santana demonstra um compromisso claro com a melhoria da qualidade da educação, a modernização das escolas e o atendimento das necessidades dos alunos e professores. "As ações realizadas até agora são apenas o começo de um plano estratégico para transformar a educação no município, garantindo um futuro melhor para as novas gerações", assegura o secretário

Sobre o Compromisso com a Notícia

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.