Em apenas duas horas, 177 cadastros foram realizados
A Fundação Hospitalar de Feira de Santana, autarquia da Prefeitura Municipal, iniciou nesta segunda-feira (25) o cadastramento para a realização de cirurgias bariátricas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O processo de inscrição estará disponível de 25 a 27 de novembro, das 7h às 15h, no Ambulatório de Saúde da Mulher Dra. Tânia Mota, localizado na Rua Caitité, 550, no bairro Jardim Cruzeiro.
Em apenas duas horas, 177 fichas foram registradas, atendendo a uma demanda reprimida de pacientes com obesidade no município. As cirurgias serão realizadas no Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, administrado pela autarquia municipal.
Maria Aparecida Mota Gomes, 56 anos, pesando 164 kg, percorreu uma longa distância, vindo do bairro George Américo até o Ambulatório de Saúde da Mulher, e não escondeu a felicidade ao completar o cadastramento para a cirurgia bariátrica. "Sou conhecida como a 'gordinha da flor', mas a minha dificuldade de mobilidade é muito grande. Andar, pegar o ônibus, tudo é muito difícil. Já passei por momentos muito difíceis, mas nunca perdi a esperança de que esse dia chegaria. Agradeço muito pela oportunidade", disse emocionada.
Fábia da Cruz Inácio, 45 anos, com 135 kg e residente na Lagoa Salgada, bairro Santa Mônica, também se surpreendeu com a agilidade do atendimento. "Me preparei para um atendimento mais demorado, mas em menos de uma hora já estava indo para casa. Já fui avaliada pela nutricionista, fizemos as medições do meu IMC, e agora estou me preparando para seguir a dieta e ser indicada para a cirurgia. Amei o atendimento", comentou Fábia, satisfeita com a rapidez do processo.
Entre as 177 mulheres que se cadastraram no primeiro dia, estava Jucileide Gonzaga Santana, 35 anos, com 135 kg. Mãe de dois filhos, ela sofre de várias comorbidades relacionadas ao sobrepeso, como problemas circulatórios e gordura no fígado. "Há dois anos tento conseguir a cirurgia em Salvador, mas não fui chamada até agora. O custo e a distância eram muito altos. Agora, poder fazer a cirurgia aqui, na minha cidade, é tudo o que eu esperava", disse Jucileide, visivelmente aliviada.
O prefeito Colbert Filho destacou o investimento de R$ 500 milhões, oriundos de emenda parlamentar, para a realização das cirurgias bariátricas. "O objetivo é beneficiar o maior número possível de mulheres com obesidade mórbida aptas para a cirurgia", afirmou. Ele também ressaltou a qualificação da equipe médica, que possui vasta experiência na realização de procedimentos bariátricos em outras cidades e estados.
"Para realizar a cirurgia, as candidatas precisam passar por algumas etapas e atender a critérios específicos, como ter IMC superior a 35 kg/m², ter mais de 18 anos e residir em Feira de Santana", explicou o prefeito. "Nosso objetivo é atender todas as mulheres elegíveis, mas alguns fatores de saúde podem impedir a realização da cirurgia. No entanto, para aquelas que não atenderem aos critérios, ofereceremos outros tipos de cuidados e acompanhamento médico", completou.
De acordo com Gilberte Lucas, diretora-presidente da Fundação Hospitalar, os pacientes devem apresentar documentos como comprovante de endereço, identidade com foto, CPF e Cartão SUS. "Nossa equipe está pronta para atendê-las. Antes de realizar a cirurgia, as pacientes precisarão passar por um programa disciplinar pré-operatório, que envolve psicólogo, nutricionista, assistente social, fisioterapeuta e enfermeiras, além de uma triagem médica para avaliar o IMC", informou Gilberte.
0 comentários:
Postar um comentário