Os recursos aplicados na requalificação da Lagoa Grande e seu entorno, em Feira de Santana, somam cerca de R$ 95 milhões, provenientes de investimentos conjuntos do Governo da Bahia e do Governo Federal. O valor foi divulgado pelo governo do estado.
As obras, que estão sendo executadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), incluem melhorias em infraestrutura, pavimentação, macrodrenagem, construção de unidades habitacionais e implantação de sistemas de esgotamento sanitário.
Segundo informações sobre a requalificação, atualmente está em execução a fase IV do conjunto de intervenções. Este conjunto de obras acontece em área densamente habitada, o que torna inevitável os transtornos à população. Em contrapartida, os resultados alcançados com as intervenções já realizadas ao longo dos últimos 16 anos tornam a Lagoa Grande um ponto turístico local frequentado pela comunidade antes mesmo da conclusão das obras
De acordo com o governo do estado, a Conder, vem realizando obras de infraestrutura, requalificação urbana, pavimentação, macrodrenagem, construção de 690 unidades habitacionais e esgotamento sanitário no entorno da Lagoa Grande. Durante esse longo período, que iniciou em 2008, foram propostas e implementadas diversas intervenções, com metas e contratos distintos.
Na nota, o governo informou sobre as etapas do projeto e o cronograma das obras em andamento. Veja a seguir
As etapas I e II do projeto, entre 2008 e 2013, compreenderam a implantação de 690 unidades habitacionais no Núcleo Habitacional Conceição.
Na etapa III, ente 2013 e 2017, foram executados os serviços no espelho d’água da lagoa e no seu entorno, contemplando a limpeza e a remoção da vegetação aquática (taboa), a urbanização do entorno, com a construção de áreas de vivências públicas e a execução da macrodrenagem.
A Etapa IV do projeto, entre 2015 e 2024, referente ao sistema de esgotamento sanitário, está em fase de execução.
Atualmente a Embasa opera o sistema de esgotamento sanitário do local. Além disso, nessa etapa também foram construídos diversos equipamentos públicos de uso coletivo, como um espaço coberto para eventos, praças, quadra de tênis, quadra de vôlei de praia e um vestiário. Além da implementação de obras de drenagem e pavimentação em ruas dos bairros no entorno da lagoa.
0 comentários:
Postar um comentário