Nesta segunda-feira (28), a equipe do Colégio Thaiane Pinheiro esteve no Programa Acorda Cidade, da Rádio Sociedade News FM, para anunciar que as matrículas já estão abertas para o próximo ano letivo. Em 2025 a instituição celebra 35 anos de atuação em Feira de Santana.
Débora Carvalho, da coordenação administrativa, explicou o dinamismo do colégio, que sempre começa a planejar o próximo período de matrículas logo após o encerramento do anterior.
“A escola não para, finalizou um período de matrícula, a gente já está pensando no próximo. É um movimento durante todo o ano, mas principalmente nesse finalzinho, a partir de outubro, novembro”, destacou.
Com a proximidade do aniversário de 35 anos do colégio, o tema do próximo ano já foi definido: “Criando Novas Histórias”. Segundo Débora, a campanha atual visa explorar o potencial criativo dos alunos e desenvolver o pensamento crítico deles.
“É criando para os alunos mesmo, potencial criativo, criando pensamento crítico, a capacidade, a possibilidade, criando descobertas, então a campanha vai girar em torno disso”, comentou, ressaltando o papel dos professores como “criadores de futuros”.
Um dos pontos fortes do colégio, independentemente das atividades extracurriculares, segundo Débora, é o acolhimento. Ela explicou que todos os funcionários, desde a portaria até a equipe pedagógica, prezam pelo acolhimento da comunidade escolar.
Além das disciplinas básicas, o colégio também disponibiliza aulas de xadrez, balé, karatê, robótica e aulas bilíngues, que não interferem no valor das mensalidades.
“Essa questão do acolhimento às famílias, aos alunos, não só na matrícula, mas durante todo o ano, é muito potente na escola. Brincamos sempre que todo mundo conhece todos os alunos, a portaria, o administrativo. Todo mundo que entrou, trabalhou na escola, é um educador”, afirmou ao Acorda Cidade.A coordenadora pedagógica Cláudia Cristina explicou que a instituição atende desde o berçário, a partir de quatro meses, até o Ensino Médio. Ela destacou o ambiente acolhedor e bem preparado para essa faixa etária e convidou o público a conhecer o espaço.
“O ambiente é lindíssimo. Convido vocês a irem lá visitar nosso ambiente do berçário, é uma coisa muito acolhedora, bem preparada para essa faixa etária, um local especial. Nos preparamos para atender com muita tranquilidade e responsabilidade”, frisou.
Outro destaque do colégio é o projeto de incentivo à leitura. Segundo Cláudia, o projeto busca despertar o prazer pela leitura de forma lúdica e diversa, com contações de histórias e atividades prazerosas.
“Nosso projeto de leitura é um projeto muito eficaz que temos dentro da instituição, porque ele é permanente. Iniciamos sempre com a leitura através do prazer, fazer com que essa criança tenha uma atração de ler por prazer, mas não aquela coisa de imposição. Fazemos o encantamento da criança com a leitura, através da diversidade de leituras. Ofertamos momentos de leitura, de contação de história dentro do lúdico, porque a gente atende a educação infantil, fundamental I nesse segmento que eu acompanho. E aí vamos desenvolvendo algumas estratégias; sacola de leitura que vai para casa, eles vão lendo paradidáticos, se caracterizam para fazer o reconto da história, e nisso a criança vai se sentindo atraída”, destacou.
“Sabemos que é a leitura que vai abrir as portas para tudo na vida. A leitura que vai abrir novas possibilidades de aprendizagens”, acrescentou Cláudia Cristina.
Layla Sampaio, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, explicou que a escola já prepara os alunos para o Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] desde os primeiros anos. Para os alunos do Ensino Médio, há simulados frequentes que simulam o ambiente da prova.
“Desde pequenininho, quando esse alicerce é bem construído, a gente vai colher bons frutos lá na frente, então, quando a gente chega lá no Fundamental II, ensino médio, a gente já aperta um pouquinho mais essa corrida, aplicamos vários simulados”, comentou.
Este ano, o colégio reforçou a preparação com os simulados, saltando de dois para quatro ações que devem preparar os estudantes para evitarem o desespero com a aproximação das provas, afinal, como disse a coordenadora, o Enem não deve ser “nenhum bicho-papão”.
“Fora o Ensino Médio, que tem um tratamento um pouco diferenciado, simulamos mesmo a questão do Enem, a chegada do horário, fechamento dos portões, aplicação da avaliação, para eles não sentirem nada de diferente, de dificuldade lá no momento em que forem realmente avaliar esse Enem”, disse.
Outra novidade é o Enem Kids, destinado para as crianças do Fundamental I. “É um preparatório para quando eles se deparam com o Enac [Exame Nacional de Avaliação Comparativa] lá no Fundamental II, eles já têm essa base, não tomam susto”.
Além dos simulados, há visitas guiadas a laboratórios e universidades parceiras, entre outros espaços acadêmicos; orientação vocacional, palestras e aulões para esclarecer as dúvidas dos alunos.
Ainda em entrevista ao Acorda Cidade, a coordenadora Cláudia destacou a formação dos professores como parte importante da qualidade de educação oferecida.
“Levamos muito a sério. Temos a formação contínua; todos os meses nossos professores passam por dois momentos de formação, que são os momentos de AC, e em cada momento desse, temos uma formação voltada para algum tema de aprendizagem, de acompanhamento, da inclusão. Temos levado também esse projeto muito à frente, temos uma equipe multidisciplinar na escola, fazemos esse acolhimento, porque a gente vê o ser como individual, como único, e damos muita atenção a essa especificidade de cada um, não só no campo acadêmico, mas no campo emocional, com o programa socioemocional ‘Líder em Mim’.”
O programa trabalha com os alunos dentro dos “Sete hábitos das crianças felizes”, do escritor Stephen Covey: seja proativo, pense ganha-ganha, crie sinergia, compreenda para ser compreendido, entre outros valores.
Com matrículas abertas, Débora destacou que a escola oferece visitas guiadas para os interessados em conhecer a estrutura e a metodologia da instituição. “É importante essa visita para conhecer a escola, fazer um tour, conversar sobre o pedagógico e, por fim, falar sobre a questão financeira”, explicou Débora.
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