Atendimento virtual é gratuito e atende a população que sofre impactos psicológicos provocados pela pandemia
De janeiro a julho deste ano, o serviço de Telepsicologia atendeu 682 pessoas. O último mês bateu recorde de atendimentos, com 128 consultas realizadas. Em seguida maio com 119. A iniciativa do Governo Municipal acolhe pessoas com distúrbios de ansiedade, depressão, tensão, somatização, entre outros fatores que se agravaram no período de isolamento social.
O serviço foi criado com o objetivo de atender a população que sofre impactos psicológicos provocados pela pandemia. O atendimento ocorre de forma remota, o que facilita o acesso às consultas, especialmente a quem tem dificuldades de locomoção.
"O atendimento psicológico favorece para a redução de sintomas que possam levar ao adoecimento mental, além de auxiliar os pacientes acompanhados no reconhecimento de fraquezas, potencialidades e a criar estratégias para lidar com as diversas situações de vida", explica a psicóloga Thaís Oliveira Borges de Melo.
A maior parte da população que busca o teleatendimento de psicologia apresenta queixas de início ou agravamento de sintomas de ansiedade, sequelas emocionais como estresse, tristeza, resultantes do adoecimento por Covid-19, medo de adoecer, vivências de período de luto ou dificuldades financeiras.
Após terminar um relacionamento amoroso, a nutricionista Kênnya Francine Rosa, 27 anos, buscou um serviço para auxiliar no enfrentamento da fase em que se encontrava.
"Não tinha dinheiro pra pagar um serviço particular, pois tenho muitas despesas. Esse serviço tem me ajudado muito, é maravilhoso. Indico a muitas pessoas e reforço a importância de fazer terapia, principalmente nos dias de hoje. Eu não sei o que seria de mim nesse momento tão doloroso se não fosse a terapia", afirma.
AGENDAMENTO
As consultas virtuais são realizadas mediante agendamento prévio. Para isso, é necessário acessar o link no site da Prefeitura. Durante a marcação é necessário informar o número do CPF e informações adicionais serão solicitadas, como número de telefone e e-mail.
Os agendamentos para menores de 18 anos são permitidos apenas com a presença de um adulto responsável no momento da primeira consulta.
Em casos de desistência da consulta deve-se informar em até 24h no mesmo site. Caso ultrapasse esse prazo, o paciente ficará impedido de realizar novo agendamento por 15 dias.
0 comentários:
Postar um comentário