No último sábado, 27, o Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) promoveu um mutirão do planejamento familiar. A iniciativa teve o intuito de oferecer a oportunidade de orientar as mulheres para a utilização de métodos contraceptivos e encaminhá-las para inserção de dispositivos intrauterinos, conforme recomendação médica.
Uma das participantes do mutirão, Tailane Lima, 19 anos, afirma que possui uma doença chamada adenomiose – ocorre quando o endométrio, tecido que reveste a cavidade do útero, cresce de forma anormal na musculatura uterina – e por isso tem indicação para uso do DIU.
“Faço tratamento há mais de um ano nesta unidade hospitalar e o obstetra recomendou o uso deste método. A doença que tenho causa dores e sangramentos e pode ocorrer complicações graves na gravidez”, explica.
De acordo com o médico obstetra e diretor da unidade hospitalar, Francisco Mota, a iniciativa vai reduzir a demanda e evitar a gravidez não planejada de muitas mulheres. O diretor destaca ainda que o Hospital da Mulher adquiriu os dispositivos Kyleena e Mirena através da Fundação Hospitalar.
“Atendemos 12 mulheres que foram examinadas e tiveram indicação para uso do DIU hormonal”, afirma Francisco Mota.
O mutirão é uma iniciativa da Prefeitura de Feira por meio do programa de Planejamento Familiar. Os atendimentos ocorreram de forma agendada.
Conforme a diretora-presidente da Fundação Hospitalar, autarquia que gerencia o Hospital da Mulher, Gilberte Lucas, são cerca de 700 partos por mês e, do total, 9% são bebês prematuros. “Por isso a importância de ações voltadas para o planejamento familiar”, avalia.
0 comentários:
Postar um comentário