O equipamento tem capacidade de realizar até dezesseis exames por dia
Com sequelas da Covid-19 e há quase um ano sendo acompanhada pelo Centro de Tratamento Pós-Covid de Feira de Santana, a dona de casa Ediomar Pereira Silva, 51 anos, realizou o exame de espirometria, também conhecido como exame de sopro, nesta terça-feira, 16. O procedimento auxilia no diagnóstico preciso de doenças pulmonares obstrutivas crônicas (DPOC), principalmente em pacientes com sequelas da doença.
O exame é feito em uma cabine de biossegurança que cria uma proteção extra para todos os envolvidos no processo. Com tecnologia para filtragem de microbiológicos duplos de alta capacidade para separar agentes microbiológicos como vírus e bactérias (Hepa e Ulpa), a cabine purifica o ar por dentro, agindo para mitigar os riscos de contágio por agentes causadores da tuberculose e sarampo, promovendo a maior segurança possível em apenas um minuto.
“Estamos investigando as sequelas, pois tive a Covid-19 duas vezes. Desde a primeira vez que cheguei aqui fui bem atendida e já melhorei 100%, pois não conseguia nem andar direito. Esse novo exame só veio para somar”, comemora Ediomar.
O fornecimento da cabine de biossegurança pela rede municipal é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Boehringer e tem caráter de prestação de serviços voluntários, sem custo para a gestão municipal.
O equipamento tem capacidade de realizar até dezesseis exames por dia. O procedimento dura entre 15 e 30 minutos. O paciente pode fazê-lo sentado e precisa aspirar o máximo de ar que conseguir e depois soprar com o máximo de força possível.
De acordo com o médico pneumologista, José de Souza Neto, o exame é de fácil realização, não invasivo e a cabine deixa os profissionais e pacientes mais confortáveis durante o procedimento.
“Através da espirometria podemos ver o grau de gravidade das doenças, além da resposta do paciente aos tratamentos que são indicados pelo médico. Com a avaliação do resultado do exame, é realizado o diagnóstico e prescrito o tratamento necessário”.
O Centro de Tratamento Pós-Covid é um ganho positivo para a população, pois além de atender a demanda de pacientes da unidade, recebe também pacientes agendados e encaminhados via regulação.
CENTRO PÓS-COVID
A unidade fica localizada no Centro Social Urbano (CSU), no bairro Cidade Nova, e oferece atendimentos nas áreas de: Neurologia, Fonoaudiologia, Homeopatia, Urologia, Cardiologia, Pneumologia e Psiquiatria, além de Nutrição, Psicologia e Fisioterapia. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Para ser atendido é necessário agendamento prévio nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros - via Central Municipal de Regulação. Pacientes que foram internados de forma grave serão agendados assim que receberem alta médica.
PARCERIA COM A UEFS
O Centro Pós-Covid funciona em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, e a UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana). Os atendimentos são realizados por uma equipe multidisciplinar de apoio, composta por profissionais de saúde e estudantes da universidade que têm a oportunidade de vivenciar na prática a profissão que estuda.
0 comentários:
Postar um comentário