SAUDE

Fundação Hospitalar tem meta de realizar 7 mil exames de mamografias e preventivos ginecológicos no mês de outubro

 




O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. Trata-se de um movimento de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

Como todos os anos, a Fundação Hospitalar, com apoio da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através das suas unidades pertencentes (CMPC e CMDI), aderem ao movimento com o objetivo de proporcionar ao maior número de mulheres, acesso aos serviços de diagnóstico, de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Gilbert Lucas, Presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, informou em entrevista ao Programa De Olho na Cidade, da Rádio Sociedade News FM (102,1 FM), que os mastologistas, ginecologistas, enfermeiros e assistentes sociais estão prontos para realizar o atendimento à essas mulheres. A Fundação tem uma meta de realizar 7 mil exames de mamografias e preventivos ginecológicos.  

Afim de fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama, serão realizadas a partir do dia 01/10 marcações de mamografia e preventivo, com cadastros feitos através do e-mail outubrorosa@fhfs.ba.gov.br, e/ou pelo telefone (75)3602-7338, e/ou na unidade do Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC). É necessário que as mulheres sejam residentes de Feira de Santana e encaminhem os dados como: RG, CPF, Cartão do SUS e endereço. Este ano, por conta da pandemia, abriremos diversos canais para essas marcações, afim de não formar grandes filas e aglomerações, portanto, não é preciso dirigir-se ao CMPC desnecessariamente para realizar o agendamento.

O período de duração será até o dia 30 de Outubro de 2020. Além dos agendamentos, Gilbert informou que ocorrerão durante o mês, lives nas redes sociais oficiais da Fundação, com os profissionais da equipe multidisciplinar, afim de esclarecer dúvidas acerca do tema. Participarão, médicos ginecologistas, mastologista, psicólogas, assistentes sociais, enfermeiras dentre outros.

A primeira live acontecerá dia 01/10 às 09h através da rede social da Fundação (@fundacaohospitalardefeira) onde a Enfermeira Maria Carolina abordará o tema “Outubro Rosa - CMPC”.

Sobre o Compromisso com a Notícia

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.